top of page

A escuta psicanalítica como possibilidade de transformação psíquica

Atualizado: 4 de fev.

A principal função da escuta clínica psicanalítica é pensar em como tornar o paciente capaz de construir novas significações acerca de seus sintomas, conectando seu sofrimento à sua história, possibilitando, assim, profundas e significativas transformações psíquicas. 

É por meio da relação entre analista-paciente que as mudanças encontram espaço para acontecerem. Essa relação só pode ser desenvolvida com certa proximidade e contato duradouro, podendo levar certo tempo para se chegar a uma intimidade que produza experiências transformativas. Cria-se um campo onde a dupla paciente-analista interage cada um com seu mundo interno, mas cabendo ao analista a manutenção do vértice psicanalítico.  

A vivência deste encontro e a escuta de algo que nunca pode ser escutado (muitas vezes nem dito) antes é capaz de criar uma experiência completamente nova e singular para uma pessoa: a possibilidade de estar acompanhada, de ser escutada e acolhida, o que favorece ressignificações emocionais e oportuniza o encontro mais transformador de todos: o encontro consigo mesma.



Ilustração mostrando duas pessoas sentadas em cadeiras durante uma sessão de terapia. À esquerda, uma mulher com expressão preocupada apresenta um balão de pensamento acima de sua cabeça, representando linhas emaranhadas e caóticas. À direita, a terapeuta, uma mulher de aparência calma, possui um balão de pensamento com linhas organizadas e conectadas, simbolizando compreensão e clareza.

 
 
 

Comments


© 2025 por Bruna Ceconello. Criado com Wix.com.

bottom of page